Livro traz personagens e fatos históricos de Paramoti

terça-feira, 27 de maio de 2008 | Published in | 0 comentários

“Paramoti: História, Lugares, Costumes e Pessoas”. Este é o título do livro, de autoria do médico veterinário Francisco de Assis Sampaio (foto à esquerda), que contará, dentre outras coisas, a trajetória histórica do município e de muitos dos seus habitantes. O volume, que tem previsão para ser lançado durante a Festa de Julho deste ano, promete ser um sucesso editorial, haja vista a grande expectativa do autor e, em especial, dos leitores.

Com aproximadamente 400 páginas e uma vasta riqueza fotográfica, o livro mostrará, de forma detalhada, a história de Paramoti, desde os seus primeiros habitantes até os dias atuais. Temas como política, geografia, economia, religião, genealogia, meio-ambiente e cultura ganham destaque na obra.

O autor, que já havia lançado, em 2002, “Capitão Pedro Sampaio da Serra Branca”, diz que esse seu novo livro dará uma contribuição significativa para a cultura local, trazendo fatos, muitas vezes, inusitados.

“Cada povo compõe sua história e, com o passar dos anos, os fatos adquirem conteúdo dramático, formam lendas e criam mitos, uma história oral que recheia as mentes e as crenças do povo. Nosso propósito foi registrá-la para que permita uma melhor compreensão e interpretação do conhecimento local”, declara Sampaio.

Incansável defensor da natureza e das tradições populares, ele se mostra contente ao comentar sobre os assuntos abordados na obra. “A natureza, nela incluída a humanidade, é o grande mistério da vida. Todos nós queremos saber cada vez mais, daí, estarmos sempre descrevendo fatos e situações, muitas vezes maiores do que nossa compreensão, mas que de algum modo servem de base ao conhecimento que virá no futuro”, conclui.

A novidade é que a metade do arrecadado com as vendas será repassada à Paróquia de Senhora Sant’Ana. A outra metade será destinada à Fundação Escola Agrícola de Paramoti (em processo de criação).

O blog Portal Paramoti fará uma cobertura especial da solenidade de lançamento do livro.

Outras informações, acerca da obra, podem ser obtidas através do telefone: (85) 3318-1380