Detentos aprendem a ler e a escrever na Cadeia Pública de Paramoti

sexta-feira, 30 de maio de 2008 | Published in | 0 comentários

Apesar de alguns incidentes, sobretudo nas últimas festas realizadas em Paramoti, a Paz ainda é a ‘marca registrada’ do município. Um dos reflexos disso está na Cadeia Pública Municipal. Nela, diferentemente do que ocorre em grande parte das unidades prisionais brasileiras, não há superlotação. Apenas quatro detentos dividem as três celas existentes.

A novidade é que, desde o último mês de abril, as noites estão sendo mais proveitosas para os que cumprem penas no local. De segunda às sextas-feiras, os detentos saem das celas direto para a sala de aula, instalada na própria unidade prisional. No local, eles têm a oportunidade de adentrar no universo da leitura e da escrita.

Idealizada pelo chefe da unidade policial, Cláudio Barrocas (foto abaixo), a iniciativa objetiva promover a socialização dos detentos, por meio da educação, evitando a ociosidade. “Além de aumentar a auto-estima, a chance que ofertamos aos presos ajuda na reintegração deles à sociedade”, comenta Cláudio.

As aulas são ministradas por Gilbernon Rocha, 39, que cumpre pena em regime fechado e possui Nível Médio na área pedagógica. Apesar do pouco tempo, os frutos já começam a ser colhidos. O exemplo disso é o caso do detento, Antônio Lopes, 34, que cumpre pena em regime fechado. Ele revela que, antes do início das aulas, não sabia escrever o próprio nome. “Agora, isso já não é mais problema”, afirma.

Segundo Cláudio, o apoio da população é fundamental para que haja o fortalecimento da aprendizagem dos detentos. “Contamos com a ajuda de todas as pessoas que possam doar materiais de conteúdo educativo para os presos”, solicita.

A meta é criar uma mini-biblioteca para que os presos possam, cada vez mais, se interessar pela leitura. “Além disso, estamos buscando parcerias para que sejam realizadas palestras na própria unidade”, conclui Cláudio.

Vale lembrar que foram os próprios detentos, os responsáveis pelos trabalhos de reparo do local onde acontecem as aulas. Eles fizeram, ainda, a pintura das áreas internas e externas da Cadeia Pública Municipal e a reforma da cozinha. Outro ponto importante é a criação de uma horta.

Quem quiser fazer doações de materiais didáticos (livros, revistas, jornais...) e/ou utensílios domésticos (panelas, liquidificador, talheres...) para a Cadeia Pública Municipal é só entrar em contato pelo telefone: (85) 3320-1190, ou se dirigir até a própria unidade, localizada no bairro Bela Vista. No local, também funciona a Delegacia de Paramoti.