Realizada entre os dias 14 e 15 de setembro, a segunda edição da Feira da Agricultura Familiar de Paramoti, reuniu dezenas de pequenos e médios produtores rurais do município e de outras cidades cearenses. O evento foi promovido pela Secretaria Municipal do Desenvolvimento Agrário em parceria com o Banco do Nordeste, SEBRAE-CE, Banco do Brasil, EMATERCE e Sindicato dos Trabalhadores Rurais. A iniciativa teve como objetivo, estimular o desenvolvimento sustentável da produção agrícola local. Exposições de ovinos e caprinos, palestras, oficinas e apresentações artísticas estiveram presentes na programação ocorrida no Parque do Agricultor.
Foram comercializados aproximadamente 1.300 animais. Todos eles foram submetidos a avaliações técnicas antes de serem colocados à venda. O Banco do Nordeste ofereceu empréstimos financeiros aos participantes, possibilitando assim, a obtenção de recursos para investimentos na agricultura familiar.
O prefeito de Paramoti, Marcos Feijó, destacou a importância econômica da feira para o município. “Fico contente em ver a movimentação da economia, quando foram negociados algo em torno de R$ 1 milhão, afora o lucro dos bares, comércios ambulantes e de toda a economia informal”, comentou. Para ele, a expectativa é de que o evento cresça a cada nova edição. “Aposto muito na próxima feira”, resumiu.
O Secretário de Desenvolvimento Agrário, Paulo Mariz demonstrou satisfação ao comentar sobre os resultados obtidos na feira deste ano. “Nossas expectativas foram superadas, tanto no número de animais comercializados quanto na qualidade dos mesmos, isso comprova que a ovinocaprinocultura é a nossa real vocação”, disse ele.
Durante os dois dias, os artistas locais garantiram a alegria do grande público presente. Na sexta-feira, houve a apresentação de Chaguinha do Acordeon e Banda. No sábado, foi a vez de PP do Forró animar os forrozeiros até o encerramento da feira.
Anônimo
5 de outubro de 2007 às 17:42
Anônimo
5 de outubro de 2007 às 17:42